Seu novo filhote

 

Dando Boas Vindas ao seu Novo Gatinho

A idéia de trazer para sua casa um novo gatinho pode ser ao mesmo tempo excitante e estafante. Eis algumas sugestões específicas que ajudarão você a tornar suas boas vindas calorosas e prolongadas.

Seu gatinho precisará de tempo para ajustar-se ao seu novo ambiente e compreender isto constitui o primeiro passo para um bom começo.
Coloque-o em um local pequeno e sossegado, com alimento e uma caixa sanitária. À medida em que ele for se acostumando, você poderá dar a ele, gradualmente, acesso a outros aposentos da casa. Fale com seu gatinho de forma sossegada e afague-o gentilmente. Estabeleça um local fixo para alimentá-lo.

 
Caixa de Transporte para Gatos

Traga seu novo gatinho para casa em uma caixa de transporte para gatos para que ele se familiarize com esta invenção útil logo no início. A caixa de transporte para gatos será um lugar seguro e familiar para seu gatinho quando você for ao veterinário ou viajar, e para manter seu curioso gatinho longe de problemas quando necessário.

 

Caixa Sanitária

Os gatinhos, em sua maioria, compreenderão como usar a caixa sanitária se eles tiverem passado as primeiras semanas de suas vidas com sua mãe e irmãozinhos. Você pode ajudar seu gatinho a entender o que você espera dele ao colocá-lo na caixa sanitária após alimentá-lo.

 
Treinamento Para o Uso da Bandeja Sanitária

Observe bem seu gato. Quando ele começar a cheirar pelos cantos ou a se agachar, coloque-o na caixa sanitária. Esfregue suas patas dianteiras, suavemente, no material de enchimento da caixa sanitária , de modo que ele comece a aprender que este é o local para depositar e cobrir o excremento. Se seu gatinho fizer suas necessidades fora do lugar devido, limpe-o com papel-toalha e coloque o papel-toalha na caixa sanitária. Em seguida, coloque o gatinho na caixa sanitária e repita o processo de esfregar suas patas dianteiras na mesma.

 

Cuidando da Higiene do Seu Novo Gatinho

É importante fazer com que seu gatinho se sinta confortável com os cuidados de sua higienização desde a mais tenra idade. Examine seus ouvidos, olhos e boca regularmente. Examine suas patas a fim de prepará-lo para quando for necessário aparar suas unhas. Escove ou penteie seu gatinho regularmente.

 

Dieta/Nutrição

Os gatinhos precisam de uma tipo de dieta diferente daquela dos gatos adultos, pois seus estômagos são menores e suas necessidades nutricionais são um tanto diferentes. Seu gatinho precisará ser alimentado várias vezes por dia – ele tem um grande apetite! Dê a ele um alimento para filhotes, em pequenas quantidades, que seja especialmente formulado para atender às necessidades nutricionais. Se for trocar a marca da ração, faça isso gradualmente.

 

Socialização

As experiências dos gatinhos durante seus primeiros meses de vida são de importância crítica no sentido de ajudar a moldar seus temperamentos e personalidades. Tais experiências começam muito cedo, quando eles interagem com sua mãe, irmãozinhos e seres humanos. Pode-se reforçar sua socialização afagando-os freqüentemente, pois os estudos mostram que isto pode torná-los mais receptivos quando adultos.

É importante expor os gatinhos ao maior número possível de pessoas a fim de diminuir seu medo de estranhos quando adultos. Os estudos mostram que uma ninhada de gatinhos nascidos em um local inacessível aos seres humanos mostrarão os dentes aos seres humanos com a idade de apenas duas ou três semanas. Uma ninhada de gatinhos que são afagados diariamente, não reagirão com medo. Algumas pesquisas sugerem que os gatinhos se relacionam melhor com os seres humanos quando a mãe gata está presente pelo meno até os 2 meses de idade dos filho.

 

Apresentando Seu Novo Gatinho a Outros Animais de Estimação

Na maioria dos casos, você deve manter seu gatinho confinado em um aposento da casa durante os primeiros dias, dando ao(s) outro(s) animal(s) a chance de se acostumar com seu cheiro. Faça da primeira apresentação um encontro breve e agradável, removendo o bichano após alguns minutos. Os animais de estimação, em sua maioria, resolvem a questão à sua própria maneira, o que pode levar cerca de uma semana. Se seus animais de estimação tiverem dificuldades em se adaptar uns aos outros, supervisione o tempo em que eles estão juntos e seja paciente. Ofereça a ambos os animais um local para irem quando quiserem ficar sozinhos.

A apresentação de um novo gatinho a um animal mais antigo pode ser muito estressante. Seja bastante carinhoso com o animal mais antigo, para que ele não se sinta ameaçado pelo recém-chegado.

 

Como Segurar e Carregar Seu Gatinho

Coloque uma mão sobre seu peito e use a outra mão para segurar o seu traseiro. Levante-o, delicadamente, colocando-o na dobra do seu braço.

 

Sono

Seu novo gatinho dormirá até 16 horas por dia. Estabeleça um local para ele dormir imediatamente, mas, tenha cuidado! Pense duas vezes antes de escolher sua cama para ser o tal local, pois uma vez estabelecido, seu gatinho poderá dormir ali pelo resto de sua vida.

 

Comportamento Lúdico

Seu gatinho vai querer brincar e brincar e brincar! O comportamento lúdico tem início quando os gatinhos começam a dar patadas em seus irmãozinhos e a mordê-los. Depois disto, freqüentemente, eles começam a perseguir, a espreitar e a lutar. Seu gatinho pode aproximar-se silenciosamente e lançar-se sobre brinquedos ou pedaços de papel. Não se preocupe. Ele estará simplesmente exercitando seus instintos predadores naturais de uma maneira inofensiva e, com freqüência, divertida. O fornecimento de brinquedos apropriados para tais atividades, tais como maços de papel, bolas de pingue-pongue e brinquedos para gatinhos, reforça esse comportamento. Brinquedos demasiado pesados para o gatinho empurrar ou que são tão pequenos e possam ser engolidos devem ser evitados!

Não é uma boa idéia você usar as mãos, dedos, pés ou roupas ao brincar com um gatinho, pois ele vai crescer e transformar-se em um gato adulto e você não vai querer encorajar um comportamento agressivo, não é?

Texto transcrito e adaptado, ProPlan.