Enxoval básico

A chegada de um filhote em casa é para lá de divertido. Ver o gatinho descobrindo o mundo e se acostumando ao novo lar é uma delicia e fica melhor ainda se o ambiente estiver prontinho para recebê-lo. Para isso basta montar um enxoval básico: utensílios para alimentação e higiene, para a hora da soneca e alguns brinquedinhos e mimos para o momento de fará.

 
Comedor e bebedor

Procure recipientes rasos, pesados, e mantenha-os limpos. Troque sempre a água para que fique fresquinha e observe se o gato está bebendo. Não deixe muita ração no comedor porque os gatos tendem a rejeitar comida “velha”.


Arranhadores

Alem de ser amigo do gato, o afiador é mais amigo ainda dos moveis da casa. Para que o gato goste mais dele do que do sofá, é preciso que seja feito de superfície áspera como carpete ou corda, que seja alto, para que o bichano se alongue todo e que seja firme e não caia.

 
Cortador de unhas

Serve para aparar as unhas dos gatos que vivem em apartamento ou não gastam suas garras naturalmente. Só se deve cortar a parte branca das unhas, onde não há terminações nervosas. O veterinário pode te ensinar como é o melhor jeito de fazer a “paticure” do seu gatinho.

 
Escova para pelos

É muito importante que o gato seja escovado diariamente. As escovações podem ser um ótimo jeito de fazer carinho e se relacionar com seu pet. Alem de prevenir problemas de saúde, como a formação “bolas de pelos” no estomago, mantem a aparência saudável e bonita do gatinho.


Caminha

O gato deve ter um lugar só dele para poder cochilar sossegado. Se a cama for macia e quentinha, será o lugar favorito do gato na casa. Lembre-se de limpa-la diariamente para eliminar o excesso de pelos e lave-a periodicamente.

 
Brinquedos

Seu gatinho vai brincar com tudo o que ele achar pela frente! Felinos adoram algo que possam caçar, seja um ratinho, uma bolinha ou um brinquedo de borracha. Se quiser deixar seu gatinho feliz amarre o brinquedo em uma cordinha e saia puxando pela casa, ele vai adorar!

 

Caixa de transporte

É o jeito mais seguro de levar seu gato de um lugar para o outro e transportá-lo dentro do carro. Tenha uma do tamanho adequado para o seu pet e faça com que entrar na caixa seja uma experiência agradável, dando algum petisco.

 

Caixa de areia

O banheiro dos gatos deve ficar sempre no mesmo lugar e de preferência longe do local das refeições. O gato tem o hábito de cavar e esconder seus excrementos, por isso escolha uma caixa de bordas altas e encha ela com uma areia sanitária própria para gatos. Eles são animais muito higiênicos, logo gostam da areia sempre limpa, por isso retire sujeira todos os dias e troque toda a areia pelo menos umas vez por semana. Para ensinar o bichano a usar a caixa de areia, coloque-o na bandeja logo que ele acordar, antes de dormir a após as refeições. Ele vai entender que ali é o local correto para fazer suas necessidades. Se o gatinho fizer sujeira no lugar errado limpe rapidamente para não deixar odores.